Quem Somos

Rio Azul, Pr, Brazil
A origem do nome Danka é Eslavo e significa -"Estrela da Manhã". Caracteriza-se por ser pessoa de personalidade atensiosa, trabalhadora e senso de responsabilidade. Escolhemos esse nome, para homenagear nossa Mãe Dona Dionizia, de origem Polonesa. Crescemos olhando ela produzir Cerveja Artesanal na panela. A todos nossos amigos , nosso muito obrigado pelo prestígio.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Como degustar uma cerveja

Aqui vão algumas dicas para que você aproveitar ao máximo suas degustações.

1. Preste atenção desde o momento em que abre e serve a cerveja. O que você vê? O que você ouve?
2. Cheire a cerveja. Muitos dos aromas são bastante voláteis, portanto perceptíveis por um curto período, então não perca muito tempo e busque logo suas primeiras impressões olfactivas. O álcool é perceptível? Lúpulo e malte normalmente são os mais percebidos.
3. Observe a cerveja. Qual é a coloração? O liquido é claro, transparente? Como é o creme, ou a famosa espuma? Há muitas bolhas? De que tamanho elas são? O que acontece quando você inclina ou gira o copo? Você nota partículas suspensas ou então depositadas no fundo do copo? O líquido tem uma aparência cremosa ou mais líquida?
4. Cheire a cerveja novamente. Se necessário, gire levemente o copo para que o aroma se solte. O que você nota? Que aroma predomina? Você sente flores? Ervas? Caramelo? Frutas? Que tipo de frutas? Lembra algum outro aroma que você conhece? Que odores desagradáveis você identifica? Atenção pois após 4 inspirações, os sensores olfactivos já começam a ficar confusos e sua avaliação prejudicada.
5 .Beba a cerveja. Antes de engolir, distribua por toda sua boca, para que tenha contacto com toda a superfície da língua. Qual é o sabor predominante? É doce? Amarga? Azeda? Você sentiu álcool no final do gole ou então subindo para o nariz? Dedique um tempo para perceber as primeiras impressões.
6. Beba novamente. O sabor inicial mudou? Como é o final de cada gole? É doce, mas como o que? Caramelos? Chocolates? Frutas? É amarga, mas qual a intensidade e como se combina com o resto? Já experimentou algo parecido? Talvez gengibre, ou então algum tipo de erva? Ou então você nota um toque azedo de limão? Muitas são as possibilidades, inclusive de identificar sabores desagradáveis como remédio e carne.
7. Beba novos goles. É uma cerveja leve, para ser tomada em grandes quantidades num dia de sol, ou é uma cerveja mais encorpada, para dias mais frios? Você tomaria outra na sequência ou pra você é o suficiente apenas experimenta-la?
8. Agora tente notar o sabor que a cerveja deixou em sua boca. É um paladar agradável? É duradouro ou desaparece rapidamente? É seco? Amargo? Doce?
9. Reflita por alguns minutos. Você gostou da cerveja? O que mais te impressionou? É uma cerveja que você teria em sua geladeira? Ou ela faria você pensar duas vezes antes de bebe-la novamente? Você recomendaria para seus amigos?
10. Se você conhece um pouco sobre o estilo da cerveja, ou se tiver alguma referência por perto, o quanto a cerveja degustada se aproxima da descrição e características do estilo? Ela é melhor ou pior que outras do mesmo estilo que você já experimentou ?
Enfim....saúde.



Se você gostou dessa....


































então vai gostar da nossa também...



Danka Beer...a arte de fazer cerveja artesanal.








Temperatura ideal para degustar sua cerveja


A temperatura de uma cerveja, sem dúvida nenhuma, influencia a experiência de degustação já que ela pode alterar o bom funcionamento dos receptores gustativos da língua. Temperaturas baixas permitem que cervejas fracas como as Pale Lagers sejam apreciadas por seu frescor, enquanto temperaturas mais quentes permitem que os sabores e aromas mais complexos de uma Ale sejam percebidos.

Existe, portanto, uma regra errada de que a " melhor cerveja é sempre a mais gelada ". Se estivermos falando sempre das Pilsen, as mais populares no Brasil, estaremos quase certos, mas não absolutamente já que há um limite de resfriamento. E se você quer realmente começar a conhecer outros tipos de cervejas, deverá atentar para este assunto de temperaturas.

O famoso cervejólogo Michael Jackson propõe uma escala de 5 níveis de temperatura para servir uma cerveja. A escala apresentada abaixo é uma variação dela, adaptada ao clima e gosto do brasileiro:

1 - Muito gelada (de 0 a 4°C): Pale Lagers, cervejas sem álcool e qualquer cerveja que tenha o objetivo de refrescar e não muito a de ser degustada, provavelmente pela qualidade duvidosa.

2- Bem gelada (de 5 a 7°C): cervejas de trigo claras, Lambics de fruta e Gueuzes.

3- Gelada (de 8 a 12°C): para Lagers Escuras, Pale Ale, Amber Ale, cervejas de trigo escuras, Porter, Helles, Vienna, Tripel e Bock tradicionoal.

4 .Temperatura de adega (de 13 a 15°C): para as Ale Quadrupel, Strong Ales Escuras, as Stout e a maioria das cervejas especiais Belgas, incluindo as Trapistas. As Bocks mais fortes como a Eisbock e a Doppelbock.

Você deve notar que as cervejas mais claras e suaves normalmente são servidas mais geladas, enquanto as mais escuras e mais fortes devem ser servidas a temperaturas maiores. Obviamente isso não é uma regra e as escalas apresentadas acima são uma boa orientação, que pode ser seguida ou não. Respeitamos o gosto de quem bebe , o local de consumo e da proposta do momento.

Nós da Danka Beer tentamos apreciar cada cerveja em sua temperatura ideal. Como dica para não errar muito , sugerimos servir sempre entre 4 e 10°C e perceber ao longo do consumo, o ponto ideal de cada uma , observando principalmente as variações de aroma e sabor.
Até porque sejamos sinceros, num calor de 30 graus é difícil beber algo com temperatura acima disso.

DICA: Se estiver em dúvida sobre a temperatura ideal da cerveja, seja por não saber o estilo ou não lembrar a tabela acima, guie-se pelo percentual de álcool. Em muitos casos a temperatura ideal estará em até +3°C do percentual alcoólico. Desconsidere a dica para as Pale Lagers que bebemos muito geladas.

Fique de Olho

Fique de Olho

Arquivos do Blog

Blogueiros

Seguidores